09 set

Foi na dificuldade de compreender todas as dinâmicas burocráticas em torno do universo do empreendedorismo que a curitibana Mariana Barboza teve a ideia de expor em tempo real cada passo da construção da sua marca. Do modelo canvas preenchido à escolha dos itens que fariam parte do seu mix de produtos, a jovem de 28 anos, formada em Design de Moda e em Administração, resolveu explorar o storytelling verdadeiro de uma nova habituée no mundo dos negócios. Dúvidas eram o que não faltavam, mas a vontade de fazer acontecer também não. Então, uniu-se tudo aquilo que era preciso para contar uma boa história nas mídias sociais e ela começou a vender os seus produtos mesmo antes deles estarem prontos. Afinal, uma marca não se faz ou se vende somente com os produtos físicos já à mão. O consumo se dá pelo ato de desejarmos algo ou nos envolvermos com algo sem mesmo tê-los de forma material. O consumo imaterial e emocional existem. E Mari está aí para comprovar isso.

Mariana Barboza é o nome por trás da marca Fash&Co: marca criada em tempo real com ajuda dos seguidores do perfil @fashandbusiness no instagram

 

De forma próxima e muito amistosa, no dia a dia, ao contar cada passo que dava para construir sua marca de acessórios de moda, que a curitibana envolveu os seus seguidores do instagram no universo da sua empresa que estava para surgir. Com uma conta nominada Fash&Business, Mariana apresenta conteúdo pertinentes e supereficazes para quem tem o sonho de abrir uma marca. “Por mais que eu tivesse estudado Administração, eu me deparei com uma série de questões que não sabia resolver. Tudo era muito diferente da teoria. Resolvi fazer esse perfil no instagram para poder trocar conhecimento. Quando percebi, as pessoas estavam gostando do que estava criando e já com curiosidades sobre a marca que eu estava criando”, explica a nova CEO do pedaço. O nome da marca Fash&Co, que surgiu ao longo do tempo,veio da essência de como foi o processo: todos os seguidores colaborando e criando juntamente com Mari Barboza. Genuíno, não?

Parte do nome da marca (&Co) vem como homenagem aos seguidores que contribuíram com cada parte do processo que Mariana vivenciou até realmente lançar seus produtos

O COMEÇO DO SONHO
Após uma tentativa frustrada de fazer parte da equipe de uma startup do segmento financeiro, Mariana Barboza juntou as economias que guardara nos últimos anos e somava R$ 10 mil para abrir então, de uma vez por todas, abrir a sua tão sonhada marca de acessórios. “Cheguei até o final de um processo seletivo de uma empresa para trabalhar no Rio de Janeiro. Só que no final do processo me falaram que haviam comunicado o salário errado, que o valor que eu receberia era menor do que o combinado. Meus pais ao verem minha decepção falaram: começa logo a construir a sua marca, acho que você já tem o dinheiro que precisa”, lembra a jovem empreendedora.

Sapatos que fazem parte da primeira linha da Fash&Co: os produtos foram criados tendo como inspiração um conceito minimal e urbano.

E foi com tal quantia que Mariana fez tudo que envolve a sua marca: de sessão de fotos à embalagem, passando pelos produtos e até mesmo a criação do site e logo. Tudo, tudo, tudo mesmo coube dentro do seu orçamento. Sim, é possível criar uma marca sem ter números estratosféricos na conta, acredite!

Com um budget de R$ 10 mil, Mariana Barboza crou toda a sua marca – da sessão de fotos aos produtos, passando pelo logo e criação do site.

Depois de um ano e dois meses no processo de construção de marca e compartilhamento de ideias, a Fash&Co lança seu e-commerce para compras na noite do dia 09/09/18. Segundo Mari, sem perceber, ela escolheu uma data cabalística, na qual representa 9+9= 18 e 1+8=9. Não sei se os números comprovam o sucesso, mas no que depender dos seguidores (e de mim!) esse lançamento vai ser um tremendo estouro! Boa sorte, Mari!

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