03 abr

Por Júlia Groppo

Que as influencers digitais (ou blogueiras) estão dominando a internet todos nós sabemos. Mas o que custamos a desvendar e entender é: qual o segredo de tanto sucesso? Se pararmos para analisar, o papel que antes era dos protagonistas das novelas mais famosas do momento agora estão com elas: a de formar opiniões. Isso gera influência direta nas decisões de públicos altamente consumidores. Com isso, as marcas encontraram a fórmula de usar o poder das blogueiras com o objetivo de se conectar ao público, aumentando as vendas e ganhando destaque no mercado. Esmaltes, acessórios, sapatos, looks, destinos de viagens, restaurantes; basta que elas estejam usando, comendo ou fazendo para que vire moda.

Foto Reprodução | Oxygen.ie

O sucesso é tão grande que hoje é possível encontrar blogueiras que cobram um cachê de 200 mil por ação que realizam, pela presença vip em eventos ou por um simples post feito nas redes sociais, como o Instagram. E a regra é clara: quanto mais seguidores você alcança, maior será o seu lucro, já que o seu poder de influência aumenta na mesma proporção.

Mas quem são os influenciadores digitais?
Segundo a pesquisadora de tendências Laura Kroeff, em entrevista para o programa Fantástico, um influenciador digital é alguém que tem pessoas que se abastecem de sua opinião para formar a delas, normalmente usando as redes sociais. Uma matéria da Exame Online afirma que as grandes audiências alcançadas pelas blogueiras vêm evidenciando um mercado forte mesmo em um período de crise. Nos últimos 10 anos, o mercado de moda online quadruplicou seus lucros, boa parte devido os digital influencers. O segredo? Saber fazer da sua imagem o seu maior aliado, transformando fama em dinheiro, montando o seu próprio negócio a partir daquilo que você vê, lê, faz, veste, acredita e divulga. Estas, também, serão exatamente as coisas que os seus seguidores passarão a ter como lifestyle. Isso porque a busca de orientações pela internet ocorre devido ao sentimento de pertencimento, uma necessidade do ser humano, segundo o especialista em psicologia do consumo Ricardo de Castro, em entrevista também ao programa dominical da TV Globo.

O poder de alcance é tão grande que elas saem do mundo da internet para adentrar outros veículos de comunicação, marcando presença em rádios, programas ao vivo da televisão, estampando capas de revistas e, recentemente, até um álbum de figurinhas da Capricho.

Tabata Bocatto é responsável por criar um coletivo de bloggers com foco na expansão das marcas para cidades do interior de São Paulo. “Percebi que as marcas desejavam se comunicar com um público fora da capital, e o meu negócio foi ao encontro dessa demanda”

O coletivo de bloggers do interior de São Paulo “It Bloggers” é um claro exemplo disso. Com o objetivo de reuni-los e assessorá-los para proporcionar conteúdos de qualidade, a fim de  conquistar mais seguidores, o projeto busca novas ações com diferentes marcas para, através de um time seleto de blogueiras de cidades como Campinas, Piracicaba, Americana, Rio Claro e Ribeirão Preto, promover maior destaque, atrair seguidores e gerar lucro. Segundo a jornalista, RP e influencer Tábata Bocatto, – que é também CEO do coletivo -, o lucro das influenciadores, além de depender da quantidade de seguidores, é bastante sazonal. A blogger afirma que tudo depende da demanda do mercado e do que as marcas querem para aquele determinado momento. Além disso, Tábata acredita que o maior segredo é ter em mente que este é um trabalho como qualquer outro, muitas vezes, – por incrível que pareça -, sem glamour algum.

“Diria que é uma equação de comprometimento, dedicação, profissionalismo e um pouco de sorte. Você realmente precisa ter uma plateia, pois sem ela, não vai adiante. A demanda está aí e vai ficar quem for profissional, entregar bons resultados e fizer um trabalho transparente. Não existe segredo, é um trabalho como qualquer outro e você não vira CEO do dia para noite, assim como não será a Thássia Naves amanhã. É um a caminho a ser construído, de muitas parcerias, permutas, idas em eventos sem ganhar nada, apenas para começar a construir sua imagem”, explica. Com a quantidade de influenciadores aumentando a cada dia, muitas pessoas podem se intimidar e pensar que não há mais espaço para novos blogs e perfis bombásticos nas redes sociais. Que a concorrência é alta, estamos carecas de saber, e até podemos nos sentir ameaçados, mas, segundo Tábata, se o trabalho for bem feito, certamente o blogueiro conquistará um espaço que será, por direito, só dele.

“O maior obstáculo hoje com certeza é a concorrência, já que muitos meninos e meninas querem ser influenciadores. Se destaca quem conta uma história real, verdadeira, profissional, cai nas graças do seu público e ainda consegue lucrar com isso. Por isso, quanto mais verdadeiro, melhor. O dinheiro é consequência de uma construção de todos esses pilares, ele não vem do dia para a noite e o influenciador precisa ter isso muito claro”, conclui.

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