11 fev

A moda traz consigo a ideia de novidade e transformação. No entanto, uma coisa nunca se altera para os amantes desse universo: a sede por informações. Saber sobre sua história e compreender o seu propósito em uma sociedade são formas interessantes de conseguir atualizar não somente o guarda-roupa, mas também o conhecimento. Aproveite nossas dicas de leitura para enriquecer seu repertório e repensar acerca desse tema tão prazeroso. (por JOÃO ARTHUR MARINHO)

  • O Espírito das Roupas – Gilda de Mello e Souza
    Através da análise de fotografias, gravuras, pinturas e de testemunhos proferidos por cronistas e romancistas, a autora Gilda de Mello e Souza mostra de forma sensível uma visão dinâmica da funcionalidade das roupas e suas significações diante das transformações sociais ocorridas no século XIX.
  • Sociologia da Moda – Fréderic Godart
    O sociólogo Fréderic Godart defende a moda como um fato social complexo que se relaciona com áreas diversas, tais como: economia, artes e política. A obra analisa as várias facetas da moda e possibilita o seu entendimento como forma de expressão de uma identidade social.
  • Moda em Diálogos: Entrevistas com Pensadores – Tarcisio D’Almeida
    Críticas, ideias e contextualizações a respeito do mundo da moda trazem para o leitor reflexões capazes de mostrar como esse fenômeno influencia a realidade contemporânea. Grandes pensadores de distintas áreas do saber, a exemplo do filósofo francês Gilles Lipovetsky e da socióloga norte-americana Diana Crane, fazem parte da lista de entrevistados que contribuíram com a elaboração deste livro.
  • História da Moda no Brasil – Gilda Chataignier
    O livro retrata detalhadamente a forma de vestir em diferentes épocas da história. Seguindo uma ordem cronológica que se inicia no século XVI e chega até o século XXI, o autor explica a variação de padrões de beleza e comenta sobre demais curiosidades da cultura de moda que acompanharam o desenvolvimento da sociedade brasileira.
  • A Moda Imita a Vida – André Carvalhal
    A vida das pessoas é moldada de acordo com aspectos comportamentais que contribuem para a criação de uma imagem. André Carvalhal traz em seu livro exemplos de profissionais – como Ronaldo Fraga e Oskar Metsavaht – que criaram suas marcas e conseguiram se consolidar no mercado através de escolhas que podem ser comparadas àquelas tomadas ao longo do desenvolvimento da identidade humana.
  • Moda com Propósito – André Carvalhal
    Visando despertar questionamentos sobre o sistema capitalista e o consumo desenfreado, Carvalhal aborda em seu texto temas mercadológicos de grande relevância, tais como: a oferta excessiva de produtos, meio ambiente e qual propósito deveria nortear as marcas na atualidade.
  • História Social da Moda – Daniela Calanca
    A evolução da moda conta com variações destinadas à questão da diferenciação, seja ela relacionada aos gêneros, às classes sociais ou às imposições sofridas pelo povo ao longo da história. A autora traça um panorama a fim de possibilitar o entendimento do espaço conquistado pela moda na atual estrutura da sociedade.
  • O Império do Efêmero – Gilles Lipovetsky
    Diante da incessante busca por novidades criada pelo desejo humano, o filósofo francês Gilles Lipovestsky levanta reflexões acerca da efemeridade e frivolidade tão presentes no fenômeno moda contido no mundo moderno e globalizado. Utilizando referências sociais históricas, o autor passeia entre os antagônicos universos do coletivismo e da individualidade.
  • Cronologia da Moda: De Maria Antonieta a Alexander McQueen – NJ Stevenson
    NJ Stevenson exibe em suas páginas uma “passarela” com os principais looks da alta-costura e do prêt-à-porter criados por grandes costureiros e designers – a exemplo de Dior, Chanel e Alexander McQueen – desde o final do século XVIII, quando Maria Antonieta era notada por sua ousadia e exuberância, até os dias atuais. De olho no passado, a autora fala ainda de tendências que até 2020 estarão em voga.

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